O que é Python? Explicação sobre a linguagem Python

By thrive_0l3f1b_x11 | Bootcamp de programação

Mar 06

Também há módulos para criar interfaces gráficas, conectar em bancos de dados relacionais e manipular expressões regulares. Python possui uma grande biblioteca padrão, geralmente citada como um dos maiores trunfos da linguagem,[33] fornecendo ferramentas para diversas tarefas. Ele também possui uma vasta biblioteca padrão e uma comunidade ativa de pessoas desenvolvedoras, o que facilita encontrar soluções e recursos para diferentes curso de desenvolvimento web projetos. A linguagem Python permite que códigos sejam endereçados para os mais variados ambientes, como aplicações mobile, desenvolvimento web, desktop, games, etc. A linguagem também é bastante querida pela comunidade de desenvolvedores. Em uma pesquisa realizada pela empresa SlashData em 2020, o Python ficou em segundo lugar no ranking das linguagens de programação mais populares entre os profissionais da área.

O que é Python?

O que é Python?

O que é Python?

A essa altura, já deve estar claro para você que a linguagem Python apresenta uma série de vantagens e muita flexibilidade, aumentando a capacidade dos desenvolvedores para criar e ajustar as soluções criadas. Cientistas de dados extraem informações e insights relevantes a partir dos dados, para gerar resultados mensuráveis e úteis para os negócios. Com o crescimento do uso de Inteligência Artificial e a evolução tecnológica nos próximos anos, essa será uma área cada vez mais demandada.

Bibliotecas do Python

A biblioteca NumPy é utilizada para o processamento de cálculos com matrizes e vetores. Ela contém uma série de funções para a manipulação de arrays simples e multidimensionais e é usada em algoritmos de Machine Learning, para a manipulação de imagens em sistemas de computação gráfica e muito mais. Perceba que na variável “lista_linguagens” dividimos a string “linguagens_de_programação” com a função split() e ela separou os elementos de acordo com o caractere de espaço encontrado.

E as aplicações incorporadas?

  • Isso resulta em uma vasta biblioteca de módulos e pacotes que podem ser facilmente incorporados aos projetos.
  • A linguagem fez grandes avanços para o desenvolvimento de código aberto, utilizando as PEPs (“Propostas de Enriquecimento do Python”) como principal ferramenta para sugestões de melhoramento e discussões da comunidade.
  • No aprendizado de programação, iniciantes podem encontrar alguma dificuldade ao tentar entender como uma determinada linguagem funciona, especialmente se ela é muito diferente do seu idioma nativo.
  • Alguns dos usos mais comuns da linguagem Python incluem desenvolvimento web, automação, testagem de software, análise de dados, machine learning e desenvolvimento de jogos.

De acordo com um artigo de notícias do MIT (em inglês), publicado quando a versão on-line do curso atingiu 1,2 milhões de inscrições, o curso “tornou-se o MOOC mais popular da história do MIT”. Atualmente, o Python tem um papel muito importante na educação em Ciências da Computação por todo o mundo. Pode ser aplicado em virtualmente qualquer área e contexto que possas imaginar. Se a tarefa precisar de aprender a partir de padrões e prever um resultado, então, um modelo de Machine Learning pode realmente ajudar. Estes “neurónios” virtuais recebem input, aprendem como processar esse input e geram um resultado com base em conhecimento adquirido anteriormente. Não são como os programas que escrevemos tipicamente num script de Python, onde especificamos todas as ações possíveis que o programa pode realizar.

Como criar uma conversa fake do WhatsApp para usar em memes ou brincadeiras

  • Fornece um conjunto avançado de ferramentas e bibliotecas para apoiar o desenvolvimento.
  • Além disso, a linguagem suporta a orientação a objetos, permitindo uma estruturação organizada e modular dos programas.
  • Caso queira aprender a programar em Python do básico ao avançado, recomendo clicar no botão abaixo e realizar a sua inscrição na plataforma da alura.
  • Variáveis em Python não necessitam de declaração de tipo prévia, pois o tipo do dado é inferido automaticamente a partir do valor.

O único lançamento na BeOpen foi o Python 2.0, e após o lançamento o grupo de desenvolvedores da PythonLabs agrupou-se na Digital Creations. Python é uma linguagem amigável para iniciantes, e você pode progredir a partir de exercícios simples para projetos mais complexos à medida que ganha confiança em suas habilidades. Existem muitos recursos disponíveis para aprender Python, independentemente do seu nível de experiência em programação. InterpretadaÉ uma linguagem interpretada, o que significa que o código-fonte é executado diretamente por um interpretador, em vez de ser compilado em código de máquina.

Diversas implementações, como CPython, pode funcionar como um interpretador de comandos em que o usuário executa as instruções sequencialmente, recebendo o resultado automaticamente. A execução compilada do código oferece um ganho substancial em velocidade, com o custo da perda da interatividade. Algumas partes da biblioteca são cobertas por especificações (por exemplo, a implementação WSGI da wsgiref segue o PEP 333[34]), mas a maioria dos módulos não segue.

Entenda por que você está aprendendo Python

Além disso, vamos destacar as vantagens e aplicações do Python em diversos campos, incluindo ciência de dados, inteligência artificial, automação de tarefas e desenvolvimento web. Python é uma linguagem de programação de alto nível, ou seja, com sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, utilizada nas mais diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados. Saiba mais sobre ela, sua origem e principais vantagens neste guia para iniciantes. Programação Python é uma linguagem de programação de alto nível, conhecida pela sua clareza e simplicidade. Ideal para iniciantes e amplamente usada em desenvolvimento web, análise de dados e inteligência artificial.

Ela também se destaca por sua curva de aprendizagem leve, seu grande leque de oportunidades lucrativas de carreira e sua versatilidade. Honrando sua distinção como uma das linguagens mais fáceis de se aprender, o Python tem sintaxe muito simples, com muitas https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ palavras-chave em inglês. Ele foi projetado desde o início para ser uma linguagem concisa, de alta legibilidade e fácil compreensão. Por isso, o Python é muito mais amigável para iniciantes em comparação com outras linguagens, como C++ ou Haskell.

About the Author

>